A tendência das empresas, atualmente, é a de transformar o trabalho, muitas vezes concebido como uma obrigação árdua e indesejada, em uma atividade prazerosa, realizada com vontade que desenvolva o trabalhador. Com efeito, muitas delas estão mudando a maneira de tratar seus associados e começam enxergá-los numa posição diferente dentro da organização. Uma das decisões que as empresas tomaram para alcançar tal objetivo foi a de realizar periodicamente diversos eventos que visam aumentar a identificação dos membros com as suas empresas e de os incentivarem a trabalhar, não apenas com mais afinco, como também de forma mais satisfatória e, naturalmente, mais produtiva. Pode-se distinguir, entre esses, dois dos principais tipos de eventos: os de caráter motivacional e os de reconhecimento.
Os eventos de caráter motivacional são, geralmente, realizados de modo informal, com o intuito de motivar colaboradores, reduzindo os efeitos prementes do estresse, promovendo a integração e a relação saudável entre membros, fazendo com que os mesmos sintam maior satisfação ao trabalhar e, portanto, possam conciliar felicidade com o trabalho. Esses eventos ocorrem com freqüência e são realizados ao longo dos projetos efetuados pelos membros, não depois de sua conclusão. Alguns exemplos de eventos motivacionais são: concessão de dias de folga, sessões gratuitas de massagem, disponibilização de uma caixa de sugestões, “happy-hours”, viagens de integração e outras formas de entretenimento. Os eventos de reconhecimento são, normalmente, realizados de maneira formal, sendo, às vezes, acompanhados de alguma cerimônia solene. Eles têm como objetivo premiar o colaborador devido ao mérito obtido, por sua lealdade para com a empresa ou, de modo geral, pelo fato deste ter contribuído para o crescimento da mesma. Esses tipos de eventos ocorrem, geralmente, na concretização de um projeto, ou depois que o mesmo completa um determinado período de permanência na empresa. A partir de então, é possível concluir que tais eventos não ocorrem com tanta freqüência quanto os eventos motivacionais. O reconhecimento, além disso, não pode ser generalizado para o grupo e, tampouco, genérico. Para ilustrar essa questão com alguns exemplos, é possível citar os casos da Natura e do Hospital Santo André.
A Natura, conhecida por sua responsabilidade para com o meio-ambiente e para com os seus colaboradores, reserva um evento de reconhecimento especial para os membros que acumulam 15 anos de serviço em nome da empresa. Ao completar o estipulado período, esses colaboradores de longa data são convidados para um evento especial, realizado dentro da Natura no qual, após receberam cuidados de beleza gratuitos, participam de uma noite de gala, ao final da qual são premiados com um disco honorário de madeira que contém seus nomes e pode, se os colaboradores assim consentirem, ser fixado numa parede de madeira, localizada nas instalações da empresa, especialmente criada para esse propósito.
O outro exemplo se refere ao Hospital Santo André, da cidade de Leiria, em Portugal. Este ano, o hospital dedicou um dia para homenagear seus membros com mais de 25 anos de atividades e os recém aposentados. Participaram da cerimônia figuras de destaque, como o governador civil de Leiria e o presidente do conselho de administração do hospital que, nessa ocasião, afirmou: “Torna-se, mais uma vez, indispensável expressar reconhecimento e também enaltecer e elevar todo um trabalho realizado na promoção e afirmação do HSA (Hospital Santo André), no pressuposto de que para se cumprir objetivos e alcançar o sucesso são muito importantes as pessoas que integram a nossa instituição de saúde.”. Nesse exemplo, se percebe o quanto os colaboradores foram reconhecidos e sua relevância no âmbito da instituição, elogiada.
Não obstante as diferenças apontadas há algumas características que podem ser encontradas em ambos os gêneros de eventos. Antes de tudo, ambos devem ser estruturados com regras claras e não punitivas, os seus prêmios não devem ter caráter remuneratório e sim de recompensa e, por fim, a participação dos eventos deve ser facultativa, nunca obrigatória.
Stephanie Gomes
sábado, 6 de junho de 2009
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