sábado, 6 de junho de 2009

Tópicos a fim de manter os funcionários de uma empresa motivados




Para que os funcionários trabalhem motivados, deve-se tomar alguns cuidados como os descritos abaixo:


1 - Cada perfil no seu lugar: É interessante que a contratação ou realocação dos indivíduos seja feita com base no perfil de cada um. Colocar a pessoa certa no lugar certo motiva e errar nessa análise pode ser uma atitude desmotivadora.


2- Cumprir antes de prometer: Antes de comunicar quaisquer melhorias que forem feitas aos funcionários, sejam elas no imóvel, nos móveis, treinamentos ou nos produtos, independente do que seja, é indicado garantir sua realização. Aconselha-se comunicar apenas quando tiver certeza que será feito. Criar uma expectativa e não cumprir é desmotivante. Prometer e cumprir rapidamente é motivante.


3- Avaliar o desempenho regularmente: Consiste em criar um sistema simples de avaliação do desempenho dos funcionários, basta listar as tarefas deles e dar notas. Pode ser feita uma avaliação particular e outra com o funcionário. É produtivo quando ele próprio se avalia e compara os resultados com a sua avaliação.


4- Dar retorno (feedback): O sistema de avaliação pode ser usado como feedback, para informar ao funcionário como ele se encontra na empresa. Se os seus superiores estão satisfeitos ou não com ele, e principalmente onde exatamente ele precisa melhorar.


5- Dar perspectiva de crescimento: É muito importante manter o sentimento de crescimento pessoal. Que pode ser feito através da promoção de canais de aprimoramento como cursos de línguas, treinamentos em outras cidades (ou países), ajuda para pagar faculdade. Utilizar o poder de negociação da empresa para conseguir benefícios aos que trabalham nela é um caminho para viabilizar isso.



6- Reconhecer o trabalho bem feito: Parabenizar um funcionário ou equipe pelo trabalho bem feito é necessário, mas você pode ir além. Transmitir esse reconhecimento do trabalho bem feito aos familiares dos envolvidos é uma ação muito motivadora.


7- Oferecer uma reputação a zelar: Quando o trabalho de um funcionário é reconhecido em público e mostra os efeitos de seus atos e idéias, automaticamente é dado a ele uma reputação a zelar. Ele acaba se motivando a brigar por suas próprias idéias e conquistas em busca de se manter sempre em ação.


Pode-se concluir assim, que funcionários motivados trabalham melhor, e se seguidas essas dicas, o desempenho dos membros de uma empresa aumentará consideravelmente, contribuindo assim para maximizar os lucros da mesma.


Stephanie Gomes

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