domingo, 7 de junho de 2009

Por que vale a pena ser uma empresa ética?

Esta é uma palavrinha que vem andando em alta, parece que ficou legal dizer que é “ético”, e este conceito ficou sendo testado nas pessoas e nas empresas.
Mas para falar de ética, primeiramente é necessário criar uma definição. Podemos dizer que ética empresarial são atitudes e ações da empresa que beneficiam a todos, além de decisões que não burlem as leis. Ética é o principio moral e os valores, criando a imagem e a reputação da empresa trazendo bons resultados.
A fim de aplicar a ética dentro da empresa, é necessário que todos os valores e convicções estejam bem definidos, para assim tomar decisões concretas e objetivas, e poder corresponder suas atitudes independentemente dos fatores externos.
Sendo assim, por que vale a pena ser uma empresa ética? Simplesmente por que criando esta percepção nos seus clientes a empresa ganha credibilidade, ela passa a ser vista como uma empresa que se preocupa com o meio em que vive e com o bem estar, gerando um crescimento de clientes e fidelizando os existentes, já que atualmente está havendo uma cobrança por parte dos consumidores sobre os comportamentos das empresas.
Outro fator relevante, é que empresas éticas obtêm funcionários mais satisfeitos. Visto que a aplicação das ações começa internamente, tratando seus funcionários com respeito, agindo corretamente perante os direitos que lhes cabem e zelando pela qualidade do ambiente em que trabalham, criando assim incentivo de trabalho. Segundo Ferrel, uma empresa ética atinge 88% de comprometimento de seus funcionários.
Uma empresa ética não só se preocupa com o tratamento em relação às pessoas, mas também com o meio ambiente. Internamente a empresa pode fazer ações de reciclagem, evitar o uso de recursos naturais ou optar pelo uso de energias alternativas.
Concluindo uma organização agindo dentro dos padrões de ética e não só criar uma fachada, só conseguirá benefícios, mesmo porque, qualquer atitude suspeita denigre a reputação da empresa, podendo trazer prejuízos bem maiores e irreparáveis.
Como opinião própria, acho que a ética parte inicialmente do ser humano, fazendo-o agir conforme seus princípios independentemente do local em que vive ou de onde estiver. Vem do berço, da educação que lhe foi passada, não que não possa haver mudanças, mas o que é certo é certo, o que é justo é justo.

por Tainã Alfano

Nenhum comentário:

Postar um comentário