sábado, 6 de junho de 2009

Como Motivar Pessoas e Atingir Metas?




Um bom desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de grandes empresas. A preocupação com os funcionários traz melhores resultados para a companhia, uma vez que eles se sentem reconhecidos e mais motivados a trabalhar. São exemplos de práticas utilizadas: autonomia para trabalhar, ambiente interno agradável, benefícios, oportunidades de carreira e desafios constantes.
A base para o alcance de um bom ambiente interno é a valorização dos funcionários com eqüidade, ou seja, todos são iguais. Desse modo, apesar de ocuparem cargos diferentes, nenhum colaborador é melhor e mais importante que outro, evitando com que aqueles que estão em posições inferiores não se sintam desmotivados. Uma ótima relação entre líderes e liderados faz com que os funcionários tenham identidade e orgulho de trabalhar na empresa.
Plano de incentivo, resumidamente, é uma ação pontual na qual os funcionários têm uma meta a atingir e, quando alcançado tal objetivo, eles são recompensados por meio de prêmios monetários ou efetivação de cargo. No caso das recompensas monetárias, as empresas traçam metas para seus funcionários e aqueles que conseguirem atingi-las de forma mais eficiente ganham um bônus. Já a efetivação de cargo ocorre naturalmente, após aproveitar os treinamentos oferecidos pela empresa, como no caso da Chemtech, considerada a segunda melhor empresa para trabalhar, segundo o Guia das 150 Melhores Empresas para Trabalhar da Vocês/a Exame.
As primeiras colocadas no Guia apresentam um sistema eficaz de meritocracia, que cada colaborador é recompensado de acordo com seus méritos, através de uma avaliação de desempenho. Um exemplo dessa avaliação é a avaliação 360 graus, que proporciona um feedback aos colaboradores e aos gestores do andamento dos trabalhos, permitindo ao mesmo tempo em que os superiores tenham um melhor conhecimento do potencial de seus funcionários e, os funcionários das metas a serem atingidas. A avaliação também mostra para a alta gestão se cada chefe está desempenhando seu papel adequadamente e se cada processo está sendo levado dentro do planejamento da organização.
Uma questão muito prezada pelas empresas é a saúde e bem-estar de seus funcionários, pois é preciso estar sempre em boas condições para trabalhar e evitar gastos futuros com doenças sérias dos seus funcionários. Essa preocupação é uma das grandes razões da motivação dos colaboradores.
Na Volvo, a primeira colocada neste Guia, são oferecidos planos de saúde, odontológico, equipe médica com diferentes especialistas, auxílio de 70% na compra de medicamentos, óculos de grau e lentes de contato, e programas de combate ao estresse e ao tabagismo. Já Caterpillar, quarta colocada pro este mesmo guia, além de estender o plano de saúde à família dos funcionários, também possui uma equipe médica composta de fisioterapeutas, cardiologistas, nutricionistas, urologistas e alergistas que estão 24 horas por dia nos dois ambulatórios da empresa.
Outro diferencial da Volvo, que a coloca na liderança, são os programas de aprimoramento, que contam com subsídios de 50% para educação, parcerias com instituições de ensino, MBA de gestão de pessoas para líderes, potenciais talentos, coaching, que é um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado, e mentoring, que é um acompanhamento de carreira pessoal, de forma técnica, emocional e estratégica com o objetivo de ajudar o profissional a alcançar seus resultados da melhor forma possível. Esses programas agregam mais valor e informação aos funcionários, que usam todo seu conhecimento em seu trabalho, aumentando e melhorando a produtividade. Além disso, eles têm um diferencial em relação àqueles que procurarem emprego na empresa.
A Chemtech, segunda colocada no guia, preza pelo desenvolvimento interno. Quase todos os profissionais do nível gerencial começaram como estagiários, mostrando a valorização dos mais jovens. A remuneração, que é acima da média do mercado, aumenta o entusiasmo dos funcionários. A empresa tem ferramentas oficiais de comunicação, sendo a mais eficiente e destacada a “Rubião News”. O diretor-geral, Luiz Eduardo Ganem Rubião, envia e-mails para todos os membros para comemorar a conquista ou a finalização de algum projeto e comemoram juntos
Um dos objetivos das companhias é o desenvolvimento da qualidade de vida de seus membros. Por isso, é importante um clima agradável de trabalho, uma boa comunicação e que os diretores conheçam as pessoas pelo nome. A mistura de políticas e práticas gera satisfação do pessoal e resultado nos negócios. Para conseguir isso basta manter uma equipe motivada e com alto índice de satisfação, segundo o Guia das 150 Melhores Empresas para Trabalhar da Vocês/a Exame.


Stephanie Gomes

2 comentários: