domingo, 17 de maio de 2009

Responsabilidade Socioambiental nas empresas

Praticar a Responsabilidade Social e Ambienal nas empresas pode ser fácil, mas é preciso primeiramente implantar a cultura de Responsabilidade Social nas pessoas e esse primeiro passo pode nem sempre ser tão fácil.
Mesclando conhecimento adquiridos durante a sala de aula, quando tratamos Sobre RH e Responsabilidade Social, pude perceber a atuação conjunta desses dois temas em um dia na empresa em que desenvolvo estágio: o meu primeiro dia na empresa, o dia do treinamento.
A equipe de treinamento do RH da Mercedes-Benz chamou-me em uma sala toda branca a qual eu aguardava ansiosa para iniciar o meu dia inesquecível. Fui conduzida a uma sala toda ambientada para receber meu treinamento bem como entender o Código de Ética da empresa.
Entre temas estudados, a equipe logo ressaltou a Responsabilidade Social.
Explicou-nos o que realmente significava esse conceito e como a empresa lidava com isso.
Ainda, expuseram como esperavam que nós, como funcionários da empresa, nos comportássemos, explicando, por exemplo, o processo de coleta seletiva.
Hoje, posso dizer que em meu ambiente de trabalho, participo junto aos meus colegas praticando ações de Responsabilidade Social todos os dias.
Cada papel com anotações, cada copinho de café, cada plástico de embalagem, fita isolante ou casca de alimento ingerido, tem o seu lugar próprio para ser descartado.
Além do treinamento que o funcionário recebe em sua primeira semana de trabalho, periodicamente a empresa fornece cursos sobre o tema para que os conhecimentos sejam aprimorados.
Ainda, além de a empresa destacar cada lixeira da coleta seletiva com temas como “Plástico”, “Vidro”, “Papel” ela deixa exposto na tampa das lixeiras uma lista com dezenas de objetos que podem ser jogados que inclui até “lacre de alumínio do copinho plástico de água mineral”, a fim de eliminar qualquer dúvida e minimizar erros.
Além disso, ela proporciona um número de denúncia, que poderá ser utilizado por qualquer funcionário que veja outro agindo de forma inadequada como não respeitando e praticando a Responsabilidade Social.
Treinar de forma adequada as pessoas, logo que são inseridas no ambiente organizacional é essencial para implantar a cultura de responsabilidade social em suas mentes.
Assim, aprendi que Responsabilidade Social é realmente tema que deve ser preocupação de todos os funcionários, e que, se o RH da empresa der apoio ao trabalho de implementação dessa cultura, o funcionário pode estar muito mais preparado.

Um comentário:

  1. vejam que há uma relação intrínseca entre o cap 3 de cultura organizacional e o cap 5 de responsabilidade..vc demonstrou isso com o seu relato!

    ResponderExcluir