“Para gerenciar uma equipe, você utiliza os músculos e a razão. Para liderar de verdade, use também o coração”.
Abraham Shashamovitz
Pude associar essa frase aos conceitos aprendidos em aula sobre as principais habilidades que um líder deve ter. Primeiramente, vale relacionar os “músculos” citados à habilidade técnica de um gestor, transferindo esta análise para o fato de que os músculos exercem trabalho mais árduo do corpo, que abrange movimentos mais técnicos e muitas vezes impulsivos. Assim, dentro de um contexto mais amplo, é a capacidade da pessoa em possuir habilidades específicas e conhecimentos técnicos sobre o negócio em questão.
Quanto ao uso da razão, mencionado também na frase de Abraham Shashamovitz, pode-se relacionar às habilidades conceituais de um líder, de saber relacionar a parte com o todo, saber delegar funções. Com o uso da razão, o líder se capacita a ter uma visão mais ampla da organização, e tomar decisões com um direcionamento mais claro, sabendo exatamente quais ações tomar para alcançar determinado objetivo.
Finalmente, o uso do coração, definido na frase como o verdadeiro “liderar”, pode ser relacionado às habilidades humanas de um líder. Sendo assim, com o uso do coração é possível entender melhor os funcionários, e criar mecanismos a fim de envolvê-los e motivá-los em torno do objetivo organizacional. Trabalhando também com o coração, o líder se aproxima de todos e faz com que o convívio seja mais harmonioso, amenizando conflitos e contribuindo para a satisfação de todos.
Alana Mello
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
